quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Dassssse...desta não sabia!

Estudo diz que ruído mata 50 mil pessoas por ano na União Europeia
28.02.2008 Lusa

Pelo menos 50 mil pessoas morrem anualmente na União Europeia (UE) devido a ataques cardíacos causados pelo excesso de ruído rodoviário e ferroviário, alerta um estudo que vai ser hoje apresentado em Bruxelas.

O documento, produzido pela Federação Europeia para os Transportes e Ambiente e a que a agência Lusa teve acesso, indica também que outros 200 mil habitantes da UE passam a sofrer todos os anos de doenças do coração.
...
De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), o limite de ruído ambiental a partir do qual começa a ter efeitos negativos para os humanos é de 55 decibéis, valor que se situa entre o provocado por um aguaceiro (50 decibéis) e uma conversa entre duas pessoas (60).
...
Combinando as novas tecnologias na produção de veículos com a evolução na construção de pavimentos e vias, a Federação Europeia para os Transportes e Ambiente considera possível baixar os tectos de ruído em cerca de cinco decibéis, o que equivaleria a uma redução da poluição sonora em 70 por cento da actual.

Entrevista completa em http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1321031&idCanal=92

Sem comentários: