sexta-feira, 20 de junho de 2008

Dar palha aos animais

Ora repare-se na seguinte notícia presente na SIC Online, referente aos resultados dos exames de aferição deste ano:

"A Português, a percentagem de alunos com positiva ficou pertíssimo dos 90%. As negativas ficaram nos 10%. Quanto a Matemática, os resultados nada reflectem sobre as fragilidades dos alunos: há 91% de positivas e apenas 9% de negativas.
No 6º ano, o antigo 1º ano do ciclo, os resultados andam pelos mesmos valores. A Português, 93% dos alunos tirou positiva, 7% negativa.
Na Matemática, são 82% os alunos que conseguem positiva e apenas 18% tiveram negativa."

Total palavras = 76!

Meus amigos, sabendo que a escala vai de 0 a 100% acho que não é dificil de perceber que quando o valor de notas positivas é de X o valor de percentagens de negativas será 100 - X!
Porque raio insistem em repetir a mesma esúpida, supérflua informação desprovida de qualquer interesse em todas as frases do artigo?? Que raio de lógica é esta dos nossos media?!?

Neste país tem mesmo de se dar palha aos burros, encher a barriga e tapar os olhos. Muitas vezes o que parece que conta é a quantidade e não a qualidade. Assim não vamos lá...estamos no caminho errado.

Total palavras do mesmo artigo com a informação que têm real interesse = 59!

Ficava certamente um artigo mais pequeno, mas para além de bem mais interessante, as pessoas não se sentiriam ofendidas por lhe estarem a chamar indirectamente de estúpidas, e sempre sobrava tempo para ler outras notícias.

Pessoalmente irrita-me estar a ler algo e sentir que não estou a evoluir, por vezes parece mesmo que força um certo retrocesso intelectual. Estar a engonhar (sim a palavra existe e soube mesmo bem conseguir usá-la em algum contexto!) à volta de palavras que nada dizem não me faz muito sentido.

Haja alegria, haja Casal Garcia...

Ah! E como li aqui, estes resultados no mínimo são um pouco estranhos! De mais de metade de negativas num ano (escusado será dizer que o restante, menos de metade, seria positivas, digo eu!), passamos para quase 100% no seguinte??! Arranjem-me dessas pastilhas que andam a dar aos miúdos de agora que eu também quero!

3 comentários:

Unknown disse...

A verdade é que estas provas aferidas são um pro forme, apenas com o sentido de insinuar que a educação está a melhorar (depois das alterações que este governo introduziu), são provas muito fáceis. O objectivo é mesmo obter boas notas para os gráficos, pois não tem qualquer influencia na avaliação dos alunos.

Deixa tar que eu faço disse...

finalmente alguem que pensa como eu, muito estranhos estes resultados, e o exame nacional de matematica hoje segundo os alunos também era muito facil.. fdx, no meu tempo nao era nada disto.

LT

guli disse...

Como diria o outro:
PORTUGAL PORTUGAL

Somos muito bons quando queremos..ou pelo menos fazemos de conta!